terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Resenha Descritiva - O diário de Anne Frank

Imagem retirada da página do FACEBOOK do autor do texto 
O livro “O Diário De Anne Frank” foi escrito pela adolescente Annelise Marie Frank e editado por seu pai Otto Heinrich Frank, a historia do livro se passa entre 12 de Junho de 1942 e 1 de Agosto de 1944 durante o período da Segunda Guerra Mundial, seu pai conta também que decidiu publicar o livro como uma homenagem a escritora que sua filha se tornou. 

O Diário de Anne Frank conta a historia de Anne, uma garota judia que teve o azar de estar vivendo durante o auge da segunda guerra mundial, e devido as constantes ameaças nazistas ela e sua família se viram obrigados a dividir um porão com mais 5 pessoas, la eles foram privados da luz do sol, e tiveram que racionar os alimentos. Após cerca de 25 meses eles são denunciados aos nazistas, todos inclusive Anne são levados para os campos de concentração, e apenas seu pai Otto sobrevive. 

O livro é realmente muito interessante por contar o contexto da guerra pelo ponto de vista de alguém que a vivenciou, e por demonstrar o efeito que ela causa no ser humano. O livro sofreu diversas alterações por parte de Otto, por isso o livro possui uma linguagem muito culta, e não possui faixa etária, visando atingir a todas as idades. O contexto em que se passa a história também chama muita atenção, por ter ocorrido durante a segunda guerra mundial, podemos ver o abuso que os judeus sofreram por parte dos nazistas, e como eles foram privados de sua liberdade, foram negadas suas crenças, e foram tiradas suas vidas apenas por mero preconceito nazista. O que me chamou mais a atenção foi saber que uma simples garota de 13 anos, após uma reviravolta inacreditável em sua vida em meio a guerra escrevia friamente os relatos de seu dia a dia em seu diário, foi imaginar a angustia e medo que ela devia sentir sabendo que havia uma guerra acontecendo La fora, e que a qualquer momento ela e sua família poderiam morrer, mesmo sem nenhum motivo, foi saber que Anne Frank teve sua liberdade roubada pela guerra.

Escrito por Luís Octávio Castilo
(Texto original, sem correções)

Nenhum comentário:

Postar um comentário