terça-feira, 26 de maio de 2015

Dica para construção de uma boa Redação para o ENEM

Existe receita ou fórmula para uma boa redação? Provavelmente essa pergunta permanece na mente de diversos alunos, principalmente quando a sua capacidade escrita é colocada à toda prova no vestibular. Não só no ENEM, como em outras instituições, é exigida do candidato uma redação dissertativa argumentativa, em que ele deve se posicionar perante um assunto e defender o seu ponto de vista, com o objetivo de convencer o leitor a adotá-lo.

Mas, não é apenas isso. O ideal é entender que a construção do texto é feita a partir de regras importantes que não devem ser ignoradas, a não ser que você não queira tirar mil na redação.

Revise o seu texto

Por último, e não menos importante, leia (mais de uma vez) o seu texto ao finalizá-lo. Durante o processo de escrita, erros passam despercebidos pelo candidato por diversas razões, incluindo curto prazo e até mesmo cansaço. Portanto, faça uma leitura minuciosa, assumindo o papel de leitor (ou até mesmo de algum membro da comissão julgadora!), e corrija o que tiver de ser corrigido. Além disso, não deixe de analisar se alguma frase não ficou desconexa, ou se certa expressão pode ser contraditória ou interpretada de outra forma por quem está lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário