domingo, 24 de maio de 2015

Filmes que podem ajudar a construir o desenvolvimento do seu texto

Para tirar o tão sonhado 1000 na redação do ENEM, além de praticar, é necessário ter argumentos fortes e autorais. Aproveitando que o fim de semana está tão próximo, que tal aproveitar para ver filmes com temas que podem ajudar a criar esses argumentos em seus textos?

O cinema nacional está cheio de bons exemplos! A equipe Imaginie escolheu 5 filmes que tem ideias interessantes para você curtir no fim de semana e refletir sobre alguns tópicos que são assuntos recorrentes em nossa sociedade.

Podemos pegar a pipoca?

O ano em que meus pais saíram de férias

Dirigido por Cao Hamburger, (2006, 110 min.)

                                                  

Ambientada em 1970, a obra relata a separação de uma criança de seus pais por uma justificativa aparentemente simples: eles saíram em férias. No entanto, já nas primeiras cenas descobre-se que a justificativa dada pelos pais era uma mentira. Eles não estão de férias, mas em fuga do aparelho repressivo da Ditadura militar, pois são militantes contra o regime político. A criança é deixada na casa de seu avô, que morre no mesmo dia de sua chegada. Às voltas com um mundo novo, Mauro (interpretado por Michel Joelsas), deve aprender a lidar com tudo à sua volta. Mauro é fascinado por futebol e o esporte tem um papel importante na construção da narrativa.

É um ótimo filme para se refletir sobre os impactos da Ditadura Militar, a relação do brasileiro com o futebol e o sentimento de nacionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário